O Curso

Print


O Departamento de Turismo, vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) criou o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, que surgiu da identificação de uma oportunidade de mercado para implantação de um curso de natureza pública, vinculado à área de hospedagem, uma vez que existem pouquíssimas oportunidades similares em território nacional.

 

No contexto contemporâneo, faz-se necessário que a universidade mostre-se aberta às novas demandas da sociedade, bem como preparada para atendê-las. Um dos muitos argumentos apresentados em prol da defesa de um novo curso de graduação nesta área de hospedagem é o fato de o parque hoteleiro do Estado do Rio de Janeiro ser bastante amplo e carente de referências de formação especializada que permitam a aplicação, o desenvolvimento e a difusão efetivos de novas tecnologias instrumentais e de gestão de meios de hospedagem e também de estabelecimentos não hoteleiros que têm as rotinas hoteleiras como ferramentas estratégicas de gestão. Por esta vertente, empresas em geral, o sistema de saúde como um todo, as cidades e os empreendimentos dos setores de Alimentos & Bebidas, Eventos e Entretenimento, são também objetos de estudo da área de hospitalidade e da hospedagem.

 

Além disso, as perspectivas de desenvolvimento e profissionalização da hospitalidade comercial em função da inserção do Rio de Janeiro e municípios vizinhos no circuito dos megaeventos esportivos da contemporaneidade, entre os quais figuram a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - contextos no qual serão necessários profissionais capacitados e efetivamente conectados às mais modernas técnicas de operação e gestão empresarial, apontam para a necessidade de a universidade se sobrepor e se destacar no provimento de capacitação tecnológica de qualidade.

 

Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF foi concebido a partir do entendimento da hospitalidade como um fenômeno social-antropológico, cujos desdobramentos têm influência nos espaços onde acontecem as interações pessoais e inter-pessoais características da sociedade contemporânea. A vertente comercial da hospitalidade, conhecida como hotelaria, é um dos setores que muito tem avançado no país (e no mundo) nas últimas décadas, a partir não só do aumento e melhoria da oferta de instalações e serviços, mas da geração de emprego e renda e da conseqüente expansão da economia, a partir da integralização de uma complexa rede de negócios e relacionamentos.

 O Tecnólogo em Hotelaria formado pela UFF, além do conhecimento teórico-prático específico da área, deverá desenvolver um espírito humanístico crítico, que o habilite a contribuir não só para o crescimento e desenvolvimento do fenômeno da hospitalidade, mas também, para a melhoria da qualidade de vida das sociedades, assumindo a posição de cidadão consciente da realidade que o rodeia.

A capacidade analítica e de resolução de problemas dos alunos deverá ser estimulada e desenvolvida por um grupo de disciplinas que apresentam seus conteúdos e programas direcionados para a problematização dos ambientes sociais e de negócios encontrados nos sistemas hoteleiros privados, em suas diferentes escalas.

 

A gestão e o planejamento públicos são trabalhados pelas disciplinas voltadas para o estudo de organizações e organismos públicos de turismo e hospitalidade, a partir do conhecimento da legislação específica e de seus aspectos políticos, espaciais e metodológicos.

 

Por sua vez, ao aluno é dado o contato direto com diversos temas transversais ao campo de estudo do turismo e da hospitalidade, no conjunto de disciplinas com conteúdo mais amplo e voltado para a cultura, as relações humanas, o meio ambiente e a sociedade.

 

A abrangência de temas procura estimular no aluno a construção de uma visão holística em relação ao atual estágio das práticas de hospitalidade e das suas imbricações com outras práticas sociais, políticas e econômicas do mundo contemporâneo.

 

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Copyright 2011 Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria - A graduação.
Joomla Templates by Wordpress themes free